Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) – financiado pelo CNPq ou pela Universidade. Voltado para o aluno de graduação, tem como principais objetivos: despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio do CNPq (PIBIC-EM) – O objetivo deste Programa é identificar e formar estudantes do Ensino Médio com vocação para pesquisa científica e viabilizar maior interação entre o meio acadêmico e as escolas públicas, promovendo a incorporação do senso crítico científico nas Escolas e nas famílias de seus alunos.
PIBIQUINHO – O objetivo deste programa é identificar e formar estudantes do Ensino Fundamental com vocação para a pesquisa e interessados em ter experiência em laboratórios de pesquisa científica da UFF.
Auxílio Publicação – tem como finalidade repor parcialmente tais custos do pesquisador, bem como sinalizar o reconhecimento da Universidade em relação ao trabalho de seus cientistas, ao mesmo tempo, servindo como estímulo ao crescimento da pesquisa na Universidade.
Programa de Fomento à Pesquisa (FOPESQ) – busca atender a necessidades emergenciais de pesquisadores e de grupos de pesquisa.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) – tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Inovação (PIBINOVA) – tem por objetivo estimular alunos de graduação a desenvolverem pesquisas cujos resultados busquem à introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social, possibilitando gerar novos produtos, processo ou serviços.