Acolhimento ao estudante – é oferecido para estudantes de graduação da UFF regularmente matriculados e que procuram o setor de forma espontânea. Estudantes de Pós-Graduação poderão se cadastrar para participarem do grupo de acolhimento e receberem orientações.
Atendimento médico – trata-se de assistência médica especializada em clínica médica, ginecologia e psiquiatria, voltada para estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais da UFF.
Atendimento social – atendimentos com foco nas questões sociais e transversais à saúde de estudantes: esclarecimento sobre editais, orientações, compartilhamento de informação, articulação da rede de serviços intersetoriais e acesso a recursos e benefícios de forma a proporcionar a permanência estudantil na UFF.
BusUFF – é o serviço de transporte gratuito e exclusivo para estudantes que faz transporte regular e passa por todos os campi da universidade em Niterói.
Escuta Psicológica – é realizado pelos psicólogos e psicólogas da Divisão de Atenção à Saúde do Estudante (Dase) na modalidade de escuta pontual (de 1 a 3 atendimentos) aos estudantes, regularmente matriculados(as) nos cursos presenciais da UFF.
Moradia Estudantil – É um programa de assistência estudantil que oferece estrutura física e condições de permanência para os alunos residirem durante o período que cursam a graduação presencial.
Programa de Apoio a Eventos – o objetivo é reembolsar a inscrição de eventos em que alunos de graduação presencial tenham trabalhos, projetos e artigos aprovados em eventos científicos.
Programa de Apoio ao Estudante Estrangeiro (PEC-G) – criado em 1965, oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais, visando estreitar os laços com outros países e contribuir na internacionalização das IES brasileiras. A maioria dos países participantes são do continente Africano seguido por América Latina e Caribe. O programa tem como objetivo o regresso de estudantes aos seus países de origem para que possam contribuir com o desenvolvimento do capital humano local.
Programa Apoio Emergencial – consiste em atender estudantes de graduação, na modalidade presencial, que apresentam dificuldades socioeconômicas, em virtude de situação de caráter emergencial e inesperada, as quais comprometem sua permanência na Universidade.
Programa de Apoio Material Didático – o objetivo é contribuir para a permanência e o bom desempenho dos estudantes dos cursos de graduação, conceder acesso a materiais didáticos para estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação da UFF que apresentem vulnerabilidade socioeconômica.
Programa de Apoio para estudantes gestantes e no puerpério – apoio para estudantes gestantes e no puerpério que atendam os critérios estabelecidos por meio de edital de fluxo contínuo.
Programa Apoio à Inclusão – visa a colaborar com o desenvolvimento acadêmico de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista, e demais neurodivergências por meio da assistência de estudantes bolsistas selecionados no programa, contribuindo para a permanência e conclusão destes estudantes.
Programa Apoio à Saúde de Estudante – é um benefício concedido a estudantes, em cota única, para ser usado com gastos da saúde. O apoio é uma ação de assistência estudantil, que visa ampliar as condições de permanência de estudantes dos cursos de graduação presencial.
Programa Auxílio Acolhimento para Estudantes Ingressantes – consiste em atender aos estudantes ingressantes nos cursos de graduação presencial que apresentam situação de vulnerabilidade socioeconômica, propiciando recurso financeiro para sua manutenção na Universidade. Atende apenas o estudante devidamente matriculado no primeiro período do curso de graduação presencial da UFF.
Programa Auxílio Alimentação para Estudantes dos Campi em Expansão – visa atender às (aos) estudantes regularmente matriculadas(os) nos cursos de graduação, modalidade presencial, das Unidades Acadêmicas dos Campi em expansão que não possuam Restaurante Universitário e que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Programa Auxílio Educação Infantil– consiste em conceder recurso financeiro mensal a estudantes mães e/ou pais, regularmente matriculadas(os) nos cursos de graduação, modalidade presencial, e que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de auxiliar nas despesas com filhos em idade de Educação Infantil (com idade inferior a seis anos de idade).
Programa Auxílio ao Estudante com Deficiência – consiste em conceder recurso financeiro mensal às (aos) estudantes regularmente matriculadas(os) nos cursos de graduação, modalidade presencial, que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que sejam pessoas com deficiência. Considera-se pessoa com deficiência, de acordo com o artigo 2º da lei 13.146/2015 “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
Programa Auxílio para estudantes indígenas e quilombolas – tem como objetivo fortalecer as ações afirmativas, promovendo condições mais equitativas para a permanência e o sucesso acadêmico de estudantes indígenas e quilombolas regularmente matriculadas(os) em cursos de graduação presenciais da Universidade Federal Fluminense. O programa prioriza aqueles(as) que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, contribuindo para a inclusão e a redução das desigualdades no ensino superior.
Programa Auxílio para pessoas refugiadas ingressantes – tem como objetivo fortalecer as ações afirmativas, promovendo condições mais equitativas para a permanência e o sucesso acadêmico de Pessoas Refugiadas e Migrantes Humanitários regularmente matriculadas(ao) em cursos de graduação presenciais da Universidade Federal Fluminense. O programa prioriza aqueles(as) que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, contribuindo para a inclusão e a redução das desigualdades no ensino superior.
Programa Auxílio para pessoas trans ingressantes – tem como objetivo fortalecer as ações afirmativas, promovendo condições mais equitativas para a permanência e o sucesso acadêmico de estudantes trans regularmente matriculadas(os, es) em cursos de graduação presenciais da Universidade Federal Fluminense. O programa prioriza aquelas(es) que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, contribuindo para a inclusão e a redução das desigualdades no ensino superior.
Programa Auxílio Permanência Estudantil – consiste em conceder recurso financeiro mensal às (aos) estudantes regularmente matriculadas (os) nos cursos de graduação, modalidade presencial, e que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de auxiliar nas despesas com a sua manutenção na Universidade, tais como moradia, transporte e outras necessidades para permanência.
Restaurante Universitário – é uma importante opção de alimentação para a comunidade acadêmica. Com sistema self-service (com porcionamento do prato principal), oferece diariamente refeições balanceadas compostas por acompanhamentos, prato principal, guarnição e sobremesa. O principal objetivo é garantir alimentação de qualidade a baixo custo, contribuindo diretamente para a permanência dos estudantes na universidade.